top of page

Parque Ambiental Encontro dos Rios

Por: Marina Rocha

O Parque Ambiental Encontro dos Rios é um dos pontos turísticos mais visitados da capital piauiense. O parque leva esse nome por ser o lugar onde os dois rios que banham a capital, o rio Poty e o rio Parnaíba, se encontram gerando um contraste perceptível aos turistas. O encontro das barrentas águas do rio Parnaíba com as escuras águas do rio Poty também é um lugar singular para desfrutar de um belíssimo pôr-do-sol.

4.png
Foto retirada do site Brasil Escola Uol

Localizado na zona norte de Teresina, sendo um local muito influenciado pelo artesanato e pela pesca, o ambiente conta com diversos quiosques que vendem produtos artesanais com uma personalidade bem regional, como vasos e esculturas de barro, chapéus e bolsas de palha, itens decorativos, entre outros. E também conta com um restaurante de estrutura diferenciada, “flutuando” sobre o rio, o qual leva o nome de Restaurante Flutuante.

5.png
Foto retirada do site Tripadvisor
9.png
Foto retirada do site Meu Terroir

Curiosidade: A estátua do Cabeça de Cuia que fica à entrada do parque, representa uma lenda local bastante conhecida na cidade. A lenda do Cabeça de Cuia conta a história de Crispim, um jovem de família muito pobre, que morava nas margens do rio Parnaíba, e que um certo dia, ao chegar para o almoço, se revoltou com a mãe por não ter gostado do que foi servido por ela para a refeição, ele arremessou um osso contra a mãe e a matou. Antes de morrer, a sua mãe o amaldiçoou a ficar vagando no rio e também como efeito da maldição, Crispim ficou com a cabeça muito grande, no formato de uma cuia. Segundo a lenda, o mal do garoto só teria fim quando ele se relacionasse sexualmente com sete Marias virgens. Por isso, ao redor da representação de Crispim na entrada do parque, também há sete mulheres despidas, fazendo referência a maldição do Cabeça de Cuia.

​

​

7.png
Foto retirado do site OitoMeia

Funcionamento: Aberto diariamente das 8h às 18h, na avenida Boa Esperança – Bairro de Olarias.

​

enejorplayer.png

acesse o canal da abej

bottom of page