top of page

Ponte Estaiada e Avenida Raul Lopes

Por: Camilla Menezes

Inaugurada em março de 2010, a Ponte Estaiada é um dos cartões-postais de Teresina e é parada obrigatória para quem está visitando a capital piauiense. Localizada na avenida Raul Lopes, a ponte fica a 4km de distância da UFPI, que pode ser vista de uma altura de 98 metros, assim como o restante da cidade.

​

Para subir até o mirante, que fica no topo do único mastro da ponte, os visitantes entram em um elevador panorâmico, que leva até a cúpula superior, onde é possível ver Teresina em 360°.

1.jpg
Fonte: Prefeitura de Teresina

O mirante também possui várias placas contando a história de outros pontos turísticos da capital, como o teatro 4 de setembro e o Parque Potycabana. O visual do local é propício para tirar várias fotos para guardar de memória e lembrar de sempre voltar para Teresina.

2.jpg
Fonte: 180 graus
3.jpg
Arquivo Pessoal: Camilla Menezes

Se você ficou interessado em visitar o mirante, o horário de funcionamento é das 9h às 18h de terça a sexta-feira, e de 9h às 19h aos sábados, domingos e feriados. Nas segundas-feiras, o local fica fechado para manutenção. O ingresso para viver essa experiência é vendido no próprio local, sendo 4 reais a inteira, e 2 reais a meia (válido para estudantes e professores que comprovarem suas profissões, crianças de até 11 anos, idosos e pessoas com deficiência). E como tudo que é bom dura pouco, são só 10 minutinhos por pessoa no mirante. Mas você pode repetir o passeio quantas vezes quiser!

​

​

4.jpg
Fonte: 180 graus

Por fim, ainda há o famoso letreiro "THE AMO", que fica sob a Ponte Estaiada e as pessoas aproveitam para tirar foto (é de graça).

 

Para se aventurar

Já deu pra perceber que subir na ponte estaiada é uma experiência inesquecível, mas e descer de lá?

O pêndulo humano é uma aventura que virou febre em Teresina nos últimos meses. Empresas como a Trip Horizonte (@triphorizontevertical) e a Viajando Vertical (@viajandovertical) são experientes no ramo e te ajudam a sentir toda a adrenalina ao saltar da Ponte Estaiada. Pagando 50 reais, você tem direito a dois saltos. Tudo é feito com todos os equipamentos de segurança necessários, só precisa ter coragem. Depois de saltar e ficar suspenso sobre o Rio Poti, uma equipe pega você em um caiaque, proporcionando também a experiência de navegar por aquelas águas.

​

5.jpg
Créditos: Eduardo Marchão

O pêndulo humano deve ser agendado com antecedência, falando diretamente com as empresas que fazem esse passeio.

 

Curiosidades sobre a Ponte Estaiada: A ponte foi construída para ligar as regiões central e leste de Teresina, e para comemorar o aniversário de 150 anos da cidade. O local também foi feito em homenagem ao mestre de obras João Isidoro França, que ajudou na criação de Teresina. Na época, a cidade tinha o nome de Vila Nova do Poti.

 

Raul Lopes

​

A Raul Lopes é uma das principais avenidas de Teresina, sendo ponto de encontro para a realização de atividades físicas e para os eventos que ocorrem por lá.

No primeiro caso, você pode desfrutar do ambiente fazendo aquela caminhada, que tem que ser acompanhada por um abacaxi temperado ou por uma água de coco geladinha. Você pode realizar essa comprinha saudável com algum dos vendedores que ficam distribuídos pelo local. Aos domingos, uma das vias da avenida é fechada para os carros, e muitas pessoas se reúnem para andar de bicicleta, patins e patinete.

A Raul Lopes também conta com quadras de beach tênis - que podem ser alugadas para a prática do esporte -, e alguns pubs que movimentam a noite por lá, como o Velho Jack e o Tasco 086.


Por falar em noite, a Ponte Estaiada recebe uma iluminação especial nesse período do dia, com refletores que ficam iluminando o mastro central do local, mudando de cor a cada 15 minutos. Vale a pena o registro!

​

6.jpg
Fonte: Prefeitura de Teresina

O Parque Potycabana é outro ponto turístico que pode ser encontrado na avenida. Lá, a prática de esportes é o que mais chama os visitantes, que podem andar de skate, bicicleta, jogar vôlei nas quadras e fazer slackline. De sobra, ainda há outro letreiro do "THE AMO". Então, se você não tirar foto em frente a ele na Ponte Estaiada, tem mais essa oportunidade para fazer o registro!

7.jpg
Fonte: 180 graus
enejorplayer.png

acesse o canal da abej

bottom of page