-
Lançamento de Livros
Título: Jornalismo e Plataformização: abordagens investigativas contemporâneas
Autora: Raquel Ritter Longhi, Stefanie Carlan da Silveira e Rita Paulino
Ano: 2021
Link para acessos:
- https://insular.com.br/produto/jornalismo-e-plataformizacao-abordagens-investigativas-contemporaneas-pre-venda/ (impresso)
- https://insular.com.br/produto/jornalismo-e-plataformizacao-abordagens-investigativas-contemporaneas/ (e-book)
Resumo: Neste quarto livro do Nephi-Jor/UFSC, o Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo, do Grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq, reunimos 15 pesquisadores preocupados em desvendar alguns temas necessários para entender a plataformização e sua conexão com o Jornalismo. São 11 artigos que apresentam, discutem e analisam pesquisas em andamento relacionadas ao tema e que, pretendemos, configuram uma amostra do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/Nephi-Jor, neste ano de 2021.
Título: As teorias do jornalismo no Brasil
Autora: Francisco Rüdiger
Ano: 2021
Editora: Insular
Link de venda: https://insular.com.br/produto/as-teorias-do-jornalismo-no-brasil/
Resumo: As Teorias do Jornalismo no Brasil apresenta reunidas, pela primeira vez, as grandes tendências do pensamento nacional acerca deste importante fenômeno da vida social moderna. Adotando viés sistemático, sem ignorar seus aspectos históricos, relata criticamente suas teses mais essenciais, contra o pano de fundo representado pela teorização originada nos centros mais avançados. Exaustivo na pesquisa das fontes, disponibiliza, mais que um mapa, um repertório de conhecimentos obrigatórios para todos que pretendam falar com autoridade acadêmica a respeito do jornalismo sem ignorar o que foi produzido em nosso país.
Título: Fontes Ativas: Colaboração de audiências ativas nos telejornais do Brasil e Espanha
Autora: Kellyanne Carvalho Alves
Ano: 2022
LINK PARA VENDA:
https://mentesabertas.minhalojanouol.com.br/produto/385674/as-fontes-ativas-nanoticia-colaboracao-das-audiencias-ativas-nos-telejornais-do-brasil-e-espanha
RESUMO: O livro é o resultado de um estudo comparativo sobre a presença das audiências ativas no processo de construção da notícia nos telejornais do Brasil e da Espanha no atual ecossistema midiático. A pesquisa mostra como os jornalistas definem o que é notícia e como o telejornal aproveita a colaboração dessas audiências que ao intervir no processo de decisão e na produção noticiosa tornam-se fontes ativas da notícia.
Título: A Seleção das Fontes no Rádio Expandido
Autora: Luãn José Vaz Chagas
Editora: EdUFMT
Ano: 2021
LINK PARA VENDA:
RESUMO: O livro apresenta uma análise sobre o processo de escolha das vozes no radiojornalismo cotidiano e proporciona um debate conceitual e empírico a partir da perspectiva dos(as) jornalistas e dos radiojornais locais de emissoras All News em diferentes contextos de trabalho. Os dados destacam a necessidade da discussão conceitual sobre as fontes selecionadas no cotidiano e as especificidades do jornalismo no contexto do rádio expandido. As reflexões sobre as condições de trabalho dos(as) jornalistas atentam para a questão: Como e quais vozes selecionamos na construção das notícias?
Título: Dia de Glória Chegou - Revolução, Opinião e Liberdade em Tocqueville e Arendt
Autora: Rosângela Chaves
Edições 70/Almedina
Coleção: Coleção Anpof
Ano: 2022
LINK PARA VENDA: https://m.almedina.com.br/produto/o-dia-de-gloria-chegou-10696
RESUMO: Nesse estudo minucioso das reflexões de dois grandes pensadores políticos de séculos diferentes, Rosângela Chaves busca estabelecer as conexões intelectuais observáveis entre os escritos de Hannah Arendt e Alexis de Tocqueville, através de uma análise comparativa de seus conceitos de revolução, opinião e liberdade, entre outros. Embora tenham vivido e produzido conhecimento em tempo diferentes, influenciados essencialmente pelos conflitos e questões de sua época - em Tocqueville, a eclosão das inúmeras revoluções da primeira metade do século XIX e, em Arendt, a ascensão e queda de regimes totalitários no século XX - os dois pensadores creem na preservação da pluralidade do espaço público como ferramenta essencial para a manutenção da democracia. Assim, esta obra busca explorar as confluências na obra de ambos os pensadores e demonstrar que há, entre os dois, o ponto comum da práxis republicano-democrática como antídoto para as ameaças à democracia. Uma contribuição valorosa e original para a compreensão destes dois autores fundamentais da teoria política.